Na imagem da moeda encontra-mos a Fachada da Basílica de São Marcos em Veneza, em baixo as datas «1617» e «2017», ano da conclusão da basílica e o ano da sua emissão, no meio temos inscrita as letras «RI», logótipo da República Italiana. Em baixo, a inscrição «San Marino», à direita as iniciais da autora «LDS», Luciana De Simoni. No topo da imagem a inscrição «Venezia» e o símbolo da Casa da Moeda de Roma «R».

No anel exterior da moeda estão representadas as doze estrelas da bandeira europeia.





A Basílica de São Marcos é a mais conhecido e famosa das igrejas de Veneza e um dos melhores exemplos da arquitectura bizantina. Podemos encontra-la na Praça de São Marcos, ao lado do Palácio dos Doges, esta é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.

A igreja apresenta uma planta em cruz grega, inspirada nos exemplos da Basílica de Santa Sofia e da Basílica dos Apóstolos, ambas em Constantinopla. Possui um coro elevado acima de uma cripta. A planta do interior consiste em três naves longitudinais e três transversais.



A Basílica foi consagrada em 1904, tendo sido nesse mesmo ano que o corpo de São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar pelo Doge Vitale Falier. A cripta passou então a abrigar as relíquias até 1811, o edifício possui também uma torre mais baixa, que segundo ou mais entendidos, pensam ter feito parte do Palácio dos Doges original.