750º Aniversário do Nascimento de Giotto

A imagem da moeda, à esquerda pode ver um pormenor da torre do campanário de Santa Maria del Fiore, em Florença. Obra arquitectónica de Giotto, na vertical a inscrições “San Marino”, “Giotto” e as datas “1267-2017”; à direita um pormenor do retrato de Giotto e as iniciais da autora Luciana De Simoni, “LDS”; em baixo o símbolo da Casa da Moeda de Roma, “R”.

No anel exterior da moeda estão representadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

História

Giotto di Bondone nasceu em 1266 numa aldeia chamada Vespignano, perto de Florença. Filho de uma simples e humilde família de camponeses, tinham uma propriedade nas encostas de Apeninos que servia de pastagem as ovelhas. Conta-se uma lenda que Giotto estava sempre preocupado em desenhar ovelhas nas pedras, em vez de tomar conta das ovelhas.

A certa altura, ao passar no local, um desconhecido reparou nos desenhos que este tinha feito nas pedras e questionou o jovem se não tinha interesse em aprender mais sobre a arte da pintura. Conversando com o pai, este dando autorização, Giotto decide aceitar a oferta. Passaram-se 10 anos de aprendizagem e aperfeiçoamento no estúdio de Cenno di Pepo, conhecido por Cimabue, este à época era o melhor pintor.

Giotto foi um pintor e também arquitecto Italiano, foi o criador do desenho do “Campanário de Giotto”, torre se pode encontrar na Praça do Dumo, junto à Catedral de Florença. Ele criou obras em Florença, Pádua, Roma, Assis, Nápoles, Milão e Bolonha.

Giotto é chamado a trabalhar nas igrejas construídas sobre o túmulo de São Francisco de Assis em Assis. Ele começa por dividir a parede da igreja inferior em 38 quadros, decide mostrar em cada um deles uma fase da vida do santo. Foram necessários 4 anos para terminar o trabalho. Entre os vários afrescos estão: “O Milagre da Fonte”, o “Sermão aos Pássaros”, “Lamentação” e “A Morte de São Francisco”.

Em 1334 regressa a Florença, e é convidado a projectar um campanário quadrado, o “Campanário de Giotto”, deve ser revestido a mármore e será construído junto à Catedral de Florença. O mestre-chefe das obras desenhou o campanário, mas não conseguiu vê-lo concluído, pois faleceu antes de terminar.

Giotto di Bondone faleceu em Florença a 8 de Janeiro de 1337.