Aniversário do Martírio de São Pedro e São Paulo


Durante escavações no subsolo da Basílica de S.Pedro em Roma, segundo reza a história onde seria o local que provavelmente estaria o túmulo do apóstolo e próximo ao local martírio no muro central de Circo de Nero. Após trabalhos delicados e com precauções redobradas, onde foi necessário remover centenas de toneladas de terra do corte da Colina Vaticana para a terraplanagem da construção da primeira basílica na época de Constantino, encontrou o que seria uma necrópole se poderia ser de Pedro, também foi encontrada uma parede com a expressão Petrós Ení, em grego, significa "Pedro está aqui".
Recorda o Papa Francisco, "foi fundada a Igreja de Roma, que sempre os venerou como Padroeiros. Eles proclamaram e testemunharam o Evangelho entre o povo e com o seu martírio selaram a sua missão de fé e caridade."
Com ilustrações de Gabriella Titotto, a moeda mostra o perfil dos dois Santos juntamente com os dois símbolos que sempre os caracterizaram em iconografia: as chaves e a espada. O primeiro símbolo é uma referência explícita do que Jesus conferiu a Pedro, as chaves "para o reino dos céus". O segundo símbolo refere-se à vida de São Paulo, perseguidor dos cristãos antes da sua conversão e martírio.